terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sexta a dois...

Demorou muito a postagem deste, pois, estávamos aproveitando o último final de semana de férias dos meus filhotes, mas está aí para saborear e fazer, é claro!


ENTRADA - CESTINHA DE CAMARÃO



A cestinha não tem nenhum mistério, tem um certo jeitinho, vamos lá!

Massa para pastel (usei a de menor diâmetro)
Formas para empadinha

Retire a unidade de massa e ainda com a película de plástico (importante para não ressecá-la) coloque-a sobre a forma da empada (não precisa ser untada, não mesmo!), com as mãos, delicamente para não rasgá-la, molde as cestinhas. Retire a película de plástico e asse em forno alto por 15 minutos ou até que doure. Fácil, não é mesmo?

Molho de camarão

200 gr de camarão descascados e limpos
Pimentão vermelho e amarelo picado
Cebola pequena
Pimenta branca moída na hora
Alho e sal
Cheiro verde a gosto

Regue a frigideira com azeite e coloque a cebola para dourar. Acrescente os camarões já temperados previamente com o alho e o sal. Deixe cozinhar até secar. Acrescente os pimentões, a cebola e a pimenta. Sirva nas cestinhas.

O bom dessa cestinha é que pode variar muuuito o recheio, basta usar a criatividade, já pensei em uma saladinha de peito de peru defumado com abacaxi, atum defumado com palmito, mousse de chocolate, goiabada com queijo, sei lá... ai..ai... sao tantas delícias que se pode criar usando essa delicada cestinha...


PRINCIPAL - CONCHIGLIONE RECHEADO COM RICOTA, RÚCULA E TOMATE SECO





1 pacote de massa tipo conchiglione
200 gr de ricota fresca (usei a com sal)
100 gr de tomate seco
1 maço de rúcula
Manjericão a gosto
Noz moscada a gosto
1 lata de tomate pelado
01 cebola pequena ralada
100 gr de queijo parmesão ralado na hora
Sal
Azeite

Em água fervente, cozinhe os conchigliones conforme recomenda o fabricante, importante é estar al dente e logo após escorra bem.

Para o recheio:  amasse a ricota, misture com a rúcula picada e o tomate seco (acrescentei um pouquinho de creme de leite para dar mais consistência). Acerte o sal e adicione a noz moscada. Com esta mistura, recheie a massa com cuidado para não rasgar. Reserve.

Para o molho: em uma panela coloque um fio de azeite, doure a cebola e logo após refogue os tomates pelados com o próprio molho. Ao levantar fervura, adicione sal a gosto e o majericão. Deixe engrossar um pouco. Reserve.

Monte o prato e salpique com o queijo parmesão.

Buon appetito!!!


SOBREMESA - ROMEU E JULIETA




1 embalagem de creme cheese ligth 
02 colheres de requeijão ligth
02 colheres de creme de leite ligth
01 colher (sobremesa) de gelatina em pó incolor sem sabor
150 gr de goiabada lisa 

Hidrate a gelatina, conforme instrução do fabricante.  Bata o suficiente para misturar o creme cheese, o requeijão, o creme de leite e por último a gelatina pronta.
Em fogo baixo coloque a goiabada picada e 1/2 xícara de água. Vá mexendo até ferver e a goiabada dissolver (demora muito, viu! avisei hehehe).  Espere esfriar e reserve.
Monte da seguinte forma: goiabada fria e por cima a mousse.

Dica: Decore com geléia de goiaba, geléia de pimenta (gostou da sugestão?)  ou pedacinho de goiabada. Eu usei um cortador de coraçãozinho na goiabada... ficou um mimo rsrs





3 comentários:

  1. Adorei o cardápio,acho que farei neste fim de semana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberta!
    Obrigada e volte sempre!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Mercês, há tempos procuro uma receita de conchiglione recheado com apresentação bonita e amei a sua versão!!!! Você me permitiria reproduzir a imagem no meu blog com os devidos créditos e link para essa página? Muito obrigada pela inspiração! Um grande beijo!

    ResponderExcluir