terça-feira, 9 de novembro de 2010

O CUPCAKE É POP!

Fonte: www.marthastewart.com

Charmosos e irresistíveis, os cupcakes - bolinhos decorados, com se fossem os primos ricos dos simplezinhos e massudos muffins - viraram moda no Brasil. O país, que adora um estrangeirismo, está caindo de boca - pelo menos os chiques e endinheirados. 

Fonte: http://www.bakerella.com/comic-cupcakes/
 Consumidor das novidades em confeitaria, foi o mercado de casamento um dos primeiros a apostar no cupcake no Brasil. Seja como complemento ou mesmo substituindo o bolo, que virou um elemento quase cenográfico, o cupcake logo passou a encabeçar a lista de guloseimas pedidas pelas noivas modernas que vêem no bolinho uma forma de aliar a imagem romântica com algo antenado.
Mulheres


 Jovens meninas encantadas com a delicadeza do doce e com predisposição para formar uma espécie de fã-clube de cupcakes na internet, assim como mulheres maduras solteiras e estilosas como Carrie Bradshaw, ajudaram a popularizar os cupcakes por aqui e criaram uma demanda por consumi-los fora dos buffets de casamento.


Começou então uma onda de cupcakes, principalmente na web, onde trocas de informações, receitas e fotos aguçou a criatividade e talento de muita gente do ramo dos doces. Esse confeiteiros passaram a se especializar nos bolinhos e formar um mercado que, até pouco tempo, era praticamente todo instalado na internet com lojas virtuais e pedidos sob encomenda.


História 
Datam do final do século 18, os primeiros registros de bolos assados dentro de xícaras no Estados Unidos.Mas o cupcake tal qual conhecemos hoje se popularizou definitivamente nos anos 1950. Atualmente assados em forminhas de papel ou de alumínio, o diâmetro se mantêm próximo ao de uma xícara de chá. 


 O nome lúdico que recebeu na Inglaterra, "fairy cake" (bolo de fadas), também se refere a seu tamanho. Foi na segunda metade dos anos 1990, em Nova York, que os cupcakes voltaram com força total com a Magnolia Bakery, loja de doces hoje famosa no mundo todo por seus bolinhos.
Na TV e no cinema


Os caçadores de tendências notaram esse movimento e a consagração do cupcake como objeto de desejo de antenados aconteceu quando Carrie Bradshaw -personagem-ícone de Sarah Jessica Parker, no seriado Sex and The City - demonstrou seu amor pelo doce, sempre da Magnolia Bakery, então consagrada como uma verdadeira grife de cupcakes. A famosa loja novaiorquina apareceria ainda no filme O Diabo Veste Prada. Estava lançada a moda.
Na atual temporada, a televisão americana estreou dois programas do tipo reality show com o cupcake como tema: DC Cupcakes, sobre uma pequena loja em Washington, e Cupcake Wars onde cake-designers - como são chamados os especialistas em decorar bolos - disputam um prêmio de US$10 mil pelo cupcake mais bonito.

Fonte: http://s1002.photobucket.com/albums/

Como podem ver... é a febre do momento... doce febre!!!!

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