Fonte: www.marthastewart.com |
Charmosos e irresistíveis, os cupcakes - bolinhos decorados, com se fossem os primos ricos dos simplezinhos e massudos muffins - viraram moda no Brasil. O país, que adora um estrangeirismo, está caindo de boca - pelo menos os chiques e endinheirados.
Fonte: http://www.bakerella.com/comic-cupcakes/ |
Mulheres
Jovens meninas encantadas com a delicadeza do doce e com predisposição para formar uma espécie de fã-clube de cupcakes na internet, assim como mulheres maduras solteiras e estilosas como Carrie Bradshaw, ajudaram a popularizar os cupcakes por aqui e criaram uma demanda por consumi-los fora dos buffets de casamento.
Começou então uma onda de cupcakes, principalmente na web, onde trocas de informações, receitas e fotos aguçou a criatividade e talento de muita gente do ramo dos doces. Esse confeiteiros passaram a se especializar nos bolinhos e formar um mercado que, até pouco tempo, era praticamente todo instalado na internet com lojas virtuais e pedidos sob encomenda.
História
Datam do final do século 18, os primeiros registros de bolos assados dentro de xícaras no Estados Unidos.Mas o cupcake tal qual conhecemos hoje se popularizou definitivamente nos anos 1950. Atualmente assados em forminhas de papel ou de alumínio, o diâmetro se mantêm próximo ao de uma xícara de chá.
O nome lúdico que recebeu na Inglaterra, "fairy cake" (bolo de fadas), também se refere a seu tamanho. Foi na segunda metade dos anos 1990, em Nova York, que os cupcakes voltaram com força total com a Magnolia Bakery, loja de doces hoje famosa no mundo todo por seus bolinhos.
Na TV e no cinema
Os caçadores de tendências notaram esse movimento e a consagração do cupcake como objeto de desejo de antenados aconteceu quando Carrie Bradshaw -personagem-ícone de Sarah Jessica Parker, no seriado Sex and The City - demonstrou seu amor pelo doce, sempre da Magnolia Bakery, então consagrada como uma verdadeira grife de cupcakes. A famosa loja novaiorquina apareceria ainda no filme O Diabo Veste Prada. Estava lançada a moda.
Na atual temporada, a televisão americana estreou dois programas do tipo reality show com o cupcake como tema: DC Cupcakes, sobre uma pequena loja em Washington, e Cupcake Wars onde cake-designers - como são chamados os especialistas em decorar bolos - disputam um prêmio de US$10 mil pelo cupcake mais bonito.
Como podem ver... é a febre do momento... doce febre!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário